Leonardo da Vinci e os cookies: nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Livraria Leonardo da Vinci

OCUPAR ESCOLAS, OCUPAR TERRAS: COMO O MST TRANSFORMOU A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autor: TARLAU, REBECCA

Editora: EXPRESSÃO POPULAR

Categoria: EDUCACAO/PEDAGOGIA

Por: R$ 70,00

Comprar

Sinopse

Este livro é resultado de uma pesquisa científica e militante densa, de mais de 10 anos. Trata-se de uma pesquisa engajada e realizada por uma intelectual orgânica conectada às lutas nos Estados Unidos que decidiu pesquisar as ideias de Paulo Freire no Brasil. Esta decisão levou Rebecca Tarlau a um mergulho nos processos de organização e educação popular no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Das incursões investigativas e das escutas dialógicas realizadas pela autora nasceu essa grandiosa obra. O mergulho investigativo permitiu a Rebecca Tarlau vivenciar as contradições sociais e sentir na pele a violência do Estado e do latifúndio nas ocupações, marchas e mobilizações do povo Sem Terra. Isso também contagiou a autora com a força e a vitalidade das lutas, levando-a a estudar as estratégias de luta do MST, sem anular as contradições e as limitações do movimento em sua atuação na luta política nacional. Ocupar escolas, ocupar terras: como o MST transformou a educação brasileira é uma síntese histórica e política a respeito de como o MST construiu uma proposta educacional aliada à luta pela terra e pela reforma agrária no Brasil. As reflexões contidas neste livro servem como referencial para pesquisadores, militantes e movimentos anticapitalistas, pensarem processos amplos de organização da classe trabalhadora, atuando nos processos de educação de instituições estatais, como escolas e universidades. Além disso, o livro nos faz refletir a respeito da autonomia dos processos formativos dos próprios movimentos sociais.


Informações

ISBN: 9786587389332

Acabamento: Capa comum

Edição: 1

Publicação: 2023

Número de Paginas: 0464