Leonardo da Vinci e os cookies: nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Livraria Leonardo da Vinci

EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: DIAGNÓSTICO, PRINCÍPIOS E PRÁTICAS

Autor: DARIDO, SURAYA CRISTINA (ORG.)

Editora: EDITORA UNIJUI

Sinopse

Este livro propõe uma viagem cultural pelo universo de mais de trezentos povos ou etnias, vivendo no Brasil em ambientes geográficos distintos e em contextos sociais e históricos diferentes.
Será também uma viagem no tempo, remontando aos primórdios da chegada dos primeiros povoadores, mostrando que os povos originários estão aqui há milhares de anos. Assim a chegada dos portugueses, em 1500, não foi uma descoberta, mas uma invasão.
Este livro focará não só os grandes grupos indígenas, que vivem em região de floresta, em região seca e os que estão em contexto urbano, como também o idoso, a criança e a mulher. Tentaremos conhecer o universo religioso de alguns povos, como a importância da terra e suas lutas para conquistá-la e preservá-la.
Esperamos que a leitura desta obra estimule o leitor a conhecer mais esses povos e a tornar-se um aliado de suas lutas.
Este livro foi dedicado a dois professores Guarani Nhandeva, Genivaldo Vera e Rolindo Vera, irmãos na vida e na morte, assassinados na região de Dourados (MS), em 2009, sendo que o corpo de um deles até hoje não foi encontrado. Que a morte deles seja um estímulo para que outros jovens, indígenas e não indígenas, entrem na luta pela construção de um país mais justo e mais plural.
Benedito Antônio Genofre Prezia: Com formação em filosofia, atuou em movimentos populares na periferia de São Paulo no final dos anos 1970. Em 1983 transferiu-se para Brasília, trabalhando no Conselho Indigenista Missionário (Cimi), no setor de formação e publicações. Retornando a São Paulo, após o mestrado, passou a atuar junto aos indígenas que vivem em contexto urbano. É doutor em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e desde 2002 atua no Programa Pindorama, que acolhe jovens estudantes indígenas, sendo seu atual coordenador. É autor de vários livros paradidáticos e pesquisador da história indígena, tendo publicado, entre outros, História da Resistência Indígena, 500 anos de luta.


Informações

ISBN: 9788541902397

Acabamento: Capa comum

Edição: 1

Publicação: 2017

Número de Paginas: 0520