Leonardo da Vinci e os cookies: nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Livraria Leonardo da Vinci

TAREFAS REVOLUCIONARIAS DA JUVENTUDE, AS

Autor:

Editora: EXPRESSÃO POPULAR

Categoria: HISTORIA

Sinopse

Ao longo da história da luta dos trabalhadores por sua emancipação, a questão dos valores que forjarão a nova sociedade é uma das principais preocupações dos dirigentes empenhados na destruição do capitalismo e construção de uma sociedade comunista isto é, sem classes sociais que requer o período de transição socialista. V. I. Lenin revolucionário russo à frente do Partido Bolchevique e da Revolução Russa de 1917 tinha plena clareza de que uma nova sociedade só pode ser construída se estabelecidos novos padrões de relações de produção e de relações sociais. Esse tema se mostrou central para ele sobretudo depois da tomada do poder de Estado em outubro de 1917. O texto a seguir, proferido por Lenin na primeira sessão do Terceiro Congresso das Juventudes Comunistas, em1920, é exemplar nesse sentido.
Os primeiros anos pós-revolução russa são marcados por uma forte ofensiva contrarrevolucionária não só pelas classes dominantes na Rússia, mas também pela burguesia internacional, ambos dispostos a impedir qualquer avanço do proletariado e das classes trabalhadoras no sentido de construir uma sociedade socialista. Esse período foi marcado por uma dura guerra civil que deixou a Rússia destruída e liquidou boa parte de seu proletariado. O início da década de 1920 é marcado pelo esforço dos dirigentes do Estado Soviético em reconstruir o país em novas bases econômicas, sociais e políticas.
Este é o contexto e o sentido do discurso de Lenin para as juventudes comunistas. Ciente de que a construção do comunismo vale a repetição, de uma sociedade sem classes era uma tarefa que levaria décadas, ele se dirige aos militantes da União das Juventudes Comunistas alertando-os a necessidade de sua prática ser baseada em novos valores que neguem o capitalismo. Esta preocupação já havia sido levantada em Esquerdismo, doença infantil do comunismo, outro texto seu da mesma época, de que a sociedade do futuro será construída com o material do presente [...]


Informações

ISBN: 9788577432547

Acabamento: Capa comum

Edição: 1

Publicação: 2015

Número de Paginas: 0044