Leonardo da Vinci e os cookies: nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Livraria Leonardo da Vinci

APRENDIZADO DA FORÇA, O

Autor: MONTEIRO, THOMAS MACHADO

Editora: ALAMEDA CASA EDITORIAL

Categoria: ANTROPOLOGIA

Por: R$ 68,00

Comprar

Sinopse

Por: Sérgio França Adorno de Abreu, Professor Titular em Sociologia da FFLCH- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e Coordenador Científico do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) – USP

Desde há décadas, cidadãs e cidadãos brasileiros vem assistindo com inquietação o recrudescimento da violência urbana, em especial as graves ameaças à vida de quem quer que seja. Muitos acreditam que isso vem acontecendo porque as polícias não se encontram preparadas para contê-las dentro do estado de direito. Fala-se que a formação dos policiais não acompanhou mudanças na economia dos crimes e apresenta lacunas. Afinal, como são formados nossos policiais?

Este livro, cujo objeto empírico é a PMESP, procura justamente responder a essa questão. Baseada em investigação antropológica, suas estratégias metodológicas consistiram em etnografia didática, denominada teorização, da sala de aula com vistas a conhecer o que é ensinado. Penetrou no imaginário subjetivo do trabalhador policial bem como descortinou as singularidades de sua cultura profissional, estratégia da teatralização, que consiste na transmissão de saberes tendo por referência a simulação de cenários policiais. Através da ritualização dos mitos que rondam a PMESP, em especial tecida em cerimônias institucionais, foi possível conhecer suas formas de hierarquização, estruturas internas, concepções de ensino, práticas cotidianas, seus códigos e valores.

O refinamento da análise conduziu ao reconhecimento de que a formação desse profissional da segurança pública é marcada por profundas ambivalências, entre o que é o trabalho policial em si e as funções exercidas pelos atores policiais na sociedade, razão de tantas críticas entre os quais o uso arbitrário da violência.


Informações

ISBN: 9786559661343

Acabamento: Capa comum

Edição: 1

Publicação: 2023

Número de Paginas: 0336