Leonardo da Vinci e os cookies: nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Livraria Leonardo da Vinci

CONSTRUÇÃO SOCIAL DA SUBCIDADANIA, A

Autor: Souza, Jessé

Editora: CIVILIZACAO BRASILEIRA

Categoria: SOCIOLOGIA

Por: R$ 64,90

Comprar

Sinopse

Em A construção social da subcidadania, a teoria social que tornou Jessé Souza um dos intérpretes mais importantes do Brasil contemporâneo é apresentada com fôlego e profundidade.

Ao longo dos anos, Jessé Souza foi capaz de articular uma crítica pioneira que se dedica a interpretar o fenômeno da subcidadania no Brasil. Neste estudo, ele concentra os principais argumentos da teoria social que o tornou um dos intelectuais mais notáveis do país.

Passadas mais de três décadas da promulgação da Constituição Cidadã, o país enfrenta problemas seculares de superação da extrema pobreza. A situação é calamitosa e gerou um arcabouço cultural que diferencia e classifica as pessoas segundo sua origem de classe, reforçando práticas discriminatórias e segregadoras, como o racismo, a insegurança alimentar e o trabalho informal, que tendem a ser permanentes.

Para entendermos como o Brasil deu origem a uma maioria populacional que vive praticamente sem direitos civis – e aceita essa situação como se estivesse encoberta por uma aparência de normalidade -, A construção social da subcidadania revisa o pensamento de grandes críticos sociais, como Charles Taylor e Pierre Bourdieu, para aplicar suas ideias em contraponto à realidade brasileira. Esses teóricos ensinam sobre as operações culturais que são acionadas para a desvalorização de pessoas até o ponto de se tornarem socialmente utilizáveis e descartáveis, motivando a precarização do trabalho e a marginalização dos modos de vida.

Fruto de estudos críticos que estão sendo desenvolvidos há mais de vinte anos por Jessé Souza, este livro reforça a tentativa do autor de "desnaturalizar" a ideia de que a sociedade brasileira sempre foi e sempre será desigual, e que a injustiça social e os preconceitos estão enraizados de tal forma que qualquer tentativa de mudança estará fadada ao fracasso.


Informações

ISBN: 9786558021049

Acabamento: Capa comum

Edição: 1

Publicação: 2023

Número de Paginas: 0238