Leonardo da Vinci e os cookies: nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Livraria Leonardo da Vinci

RESPONSABILIDADE SOCIAL DO FILÓSOFO E OUTROS ESCRITOS POLÍTICOS, A

Autor: LUKÁCS, GYORGY

Editora: LAVRAPALAVRA

Categoria: FILOSOFIA

Por: R$ 55,00

Comprar

Sinopse

Há 50 anos, em 4 de junho de 1971, falecia o marxista húngaro György Lukács. Com a publicação de A responsabilidade social do filósofo e outros escritos políticos, prestamos tributo a Lukács não apenas enquanto filósofo, mas também como militante revolucionário. Afinal, o que decorre praticamente de seu pensamento, senão um vigoroso chamado à atividade revolucionária?

“Lukács mobiliza a apropriação marxista do legado de Hegel para encarar o futuro como um problema histórico, captando as mediações entre o passado e as possibilidades futuras que caracterizam o presente enquanto momento do devir. Compreendendo este vir-a-ser, ao operar uma superação da imediaticidade que petrifica o presente como uma simples coisa, este movimento do pensamento lukacsiano permite a apropriação das tendências da realidade naquilo que elas real e dialeticamente apontam para além de si mesmas, enquanto tendências para a construção de um novo mundo. Este problema, enquanto um problema ontologicamente vinculado à construção do futuro como possibilidade de direcionamento histórico, só pode ser encarado como um problema da práxis. Se o humano faz parte do real e contribui para a sua constituição em cada passo que dá, a sua práxis liga-se necessariamente com o pôr das suas tendências objetivas.


Informações

ISBN: 9786587311159

Acabamento: Capa comum

Edição: 1

Publicação: 2021

Número de Paginas: 0276