Leonardo da Vinci e os cookies: nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Livraria Leonardo da Vinci

LIVROS PARA TODOS - ENSAIOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM PAÍS DE LEITORES

Autor: LOUZADA, DANIEL

Editora: NOVA FRONTEIRA

Por: R$ 39,90

Comprar

Sinopse

“Uma sociedade justa pressupõe o respeito dos direitos humanos, e a fruição da arte e da literatura em todas as modalidades e em todos os níveis é um direito inalienável.”
Antonio Candido

Para contar histórias, propagar ideias, denunciar injustiças e desbravar os caminhos do futuro, nada é mais eficiente do que os livros. Fonte de informação e de sonho, eles formam sujeitos e ajudam a erguer as bases da nossa humanidade. Livros são caldeirões de conhecimento e imaginação dos quais emergimos capazes de transformar a nós mesmos e as nossas realidades.

Não se trata, definitivamente, de um produto qualquer. O livro é um bem cultural e social — cujo acesso, no entanto, está em risco no Brasil. A reforma tributária pode forçar um aumento de 20% no preço final dos exemplares, impossibilitando que cheguem às classes C, D e E — público que, ao contrário do que alguns acreditam ou querem fazer acreditar, concentra grande parte dos leitores brasileiros.

Se, parafraseando Monteiro Lobato, um país se faz com pessoas e livros, que nação é essa que nossos governantes pretendem construir?

Organizado por Daniel Louzada, proprietário da icônica Livraria Leonardo da Vinci, no Rio de Janeiro, Livros para todos reúne textos de livreiros, editores, escritores, bibliotecários, educadores, jornalistas, pesquisadores e leitores para celebrar a palavra escrita e denunciar a guerra sem trégua contra o livro no Brasil.

Daniel Louzada é gaúcho de Pelotas. Não teve livros na infância, e seu contato com a leitura só se deu na adolescência. Comprou seu primeiro livro aos 18 anos, em um sebo de Porto Alegre, ao entrar na faculdade de história. A partir de então, se tornou um leitor preferencial de humanidades. A ligação com esse campo do saber se reafirmou ao longo do tempo também por motivos profissionais. Livreiro da Leonardo da Vinci e editor da Da Vinci Livros, trabalha no mercado editorial há 23 anos, período em que atuou em diferentes funções, de vendedor de loja a executivo, além de idealizar projetos como a coleção Saraiva de Bolso e edições de livros a baixo custo. Em 2016, assumiu a Livraria Leonardo da Vinci, no Rio de Janeiro, impedindo seu fechamento. Renovada no melhor espírito independente, a livraria abriga mais de 150 eventos por ano, entre debates, palestras, cursos e clubes do livro, todos com acesso gratuito. Referência da cultura carioca há quase sete décadas, a Da Vinci atua em favor da promoção da leitura, da bibliodiversidade e do comércio local, fatores essenciais para a construção de uma sociedade democrática.



Informações

ISBN: 9786556403519

Acabamento: Capa comum

Edição: 1

Publicação: 2021

Número de Paginas: 0288