Leonardo da Vinci e os cookies: nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Livraria Leonardo da Vinci

KAWABATA-MISHIMA CORRESPONDÊNCIA 1945-1970

Autor: KAWABATA, YASURI; MISHIMA, YUKIO

Editora: ESTAÇÃO LIBERDADE

Categoria: BIOGRAFIA/AUTOBIOGRAFIA

Por: R$ 68,00

Comprar

Sinopse

Yasunari Kawabata, Nobel de Literatura em 1968, é um dos responsáveis pela universalização da literatura japonesa moderna. O enfant terrible Yukio Mishima, um dos mais exuberantes e profundos artistas do século XX, também De fato, a produção literária de Kawabata e de Mishima, seus ecos e influências (diretos ou não), são responsáveis pela formação de certo imaginário ocidental sobre o Japão: ritual, erotismo, elegância; a neve Kawabata e o sangue Mishima.
O volume KAWABATA-MISHIMA CORRESPONDÊNCIA 1945-1970 reúne as cartas trocadas entre os dois, desde que Mishima (que ainda assinava com o nome de batismo Kimitake Hiraoka) se aproxima pela primeira vez do mestre Kawabata, já uma figura influente do meio literário japonês. O leitor segue então o diálogo que vai se desenrolando: a partir de assuntos cotidianos, comentários sobre a cultura japonesa, reflexões artísticas e muitos pedidos de Mishima para que Kawabata não deixe de cuidar de sua saúde, a tímida admiração mútua se torna uma amizade franca e intensa.
As mensagens permitem acompanhar os acontecimentos históricos como a ocupação americana do Japão após a Segunda Guerra ou a Olimpíada de 1964 em Tóquio bem como a ascensão dos dois ao patamar de estrelas globais. Aos poucos, quando ambos percebem suas iguais chances de entrar para a história como o primeiro autor japonês a ganhar o Nobel, o carinho se transforma em rivalidade e competição. O desfecho é conhecido: Kawabata leva o prêmio, com a ajuda de uma carta de Mishima, que nunca perdoou ao mestre pela conquista e nem a si mesmo pela abnegação. Mishima termina sua tetralogia, a obra de sua vida, e parte, em 1970, para realizar, fora da literatura, suas ambições fatalistas. Kawabata produz cada vez menos até sua morte em 1972.


Informações

ISBN: 9788574482996

Acabamento: Capa comum

Edição: 1

Publicação: 2019

Número de Paginas: 0256