Leonardo da Vinci e os cookies: nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Livraria Leonardo da Vinci

REINVENÇÃO DA NATUREZA, A: SÍMIOS, CIBORGUES E MULHERES

Autor: HARAWAY, DONNA

Editora: WMF MARTINS FONTES

Categoria: FILOSOFIA

Sinopse

Composto de dez ensaios, A reinvenção da natureza constitui um importante compêndio das ideias de Donna Haraway, uma das maiores pensadoras feministas dos tempos vigentes. Escritos entre os anos 1970 e o fim da década de 1980, esses textos continuam atuais e instigantes, revelando a originalidade da abordagem da autora a temas como ciência, tecnologia e política — sempre perpassados pelas questões de gênero e raça — e evidenciando sua trajetória como bióloga que se torna historiadora da ciência até chegar a ser, para usar suas próprias palavras, uma "feminista ciborgue", numa referência a seu texto-manifesto seminal, incluído no livro.

Divididos em três partes — a primeira, um surpreendente exame da tendencialidade nociva na produção de conhecimento científico sobre primatas, sobretudo do machismo intrínseco a tais práticas; a segunda, uma aguda contestação das noções de "natureza" e "experiência" baseada nas disputas pelo poder, analisando formas narrativas e estratégias feministas; a terceira, um mergulho na pós-modernidade ciborgue e em conceitos que estabelecem as bases do feminismo de Haraway —, esses ensaios diversos se cruzam na crítica aos discursos dominantes, ao poder totalizante da ciência natural e à condução da pesquisa científica, assim como na proposição da natureza "como um processo cultural crucial para as pessoas que precisam e esperam viver em um mundo menos perturbado pelas dominações de raça, colonialismo, classe, gênero e sexualidade".

Em A reinvenção da natureza encontram-se, ainda, apreciações e propostas sobre questões cada vez mais prementes: a busca por uma "outra ordem de significação" e o caminho para uma nova realidade possível, da qual a solidariedade e a afinidade mútua são alicerces.


Informações

ISBN: 9788546904860

Acabamento: Capa comum

Edição: 1

Publicação: 2023

Número de Paginas: 0506