Leonardo da Vinci e os cookies: nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Livraria Leonardo da Vinci

RAIZES DAS DESIGUALDADES REGIONAIS NO BRASIL

Autor: RANDS BARROS, ALEXANDRE

Editora: ALTA BOOKS

Categoria: CIENCIA DO MEIO AMBIENTE

Sinopse

O livro documenta que a teoria ortodoxa consegue explicar perfeitamente as diferenças de renda per capita entre as regiões.
Em particular, demonstra que não há segmentação regional no mercado de trabalho brasileiro: trabalhadores com as mesmas características recebem a mesma remuneração em qualquer lugar do território nacional. Adicionalmente, Rands documenta que os diferenciais educacionais explicam quase que integralmente as diferenças de renda per capita entre as regiões.
Ou seja, a tese furtadeana de que o atraso relativo do Nordeste se deve à ausência de industrialização e, portanto, à especialização setorial da economia nordestina e à inexistência dos efeitos de aglomeração produzida por essa especialização não se sustenta nos dados.
O subdesenvolvimento do Nordeste do Brasil, e em qualquer lugar, parece ser algo embutido no homem.
A superação do subdesenvolvimento requer atuar no homem.
Educação pública de qualidade é a chave para entendermos o subdesenvolvimento do Nordeste em relação ao Sudeste e do Brasil em relação ao mundo.
Baseando-se na historiografia mais recente, Rands sugere que os fluxos migratórios de europeus e asiáticos para o Sudeste, que demandaram políticas de investimento em educação dos governantes, explicam em grande medida a diferença regional de renda.
Argumento arriscado, mas bem alinhavado.
Se Rands estiver certo, em algumas décadas é necessário, sim, haver tempo o Ceará se destacará no Nordeste.


Informações

ISBN: 9788550803784

Acabamento: Capa comum

Edição: 1

Publicação: 2019

Número de Paginas: 0256