Leonardo da Vinci e os cookies: nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Livraria Leonardo da Vinci

SEM MEDO DO FUTURO

Autor: BOULOS, GUILHERME

Editora: EDITORA CONTRACORRENTE

Categoria: CIENCIA POLITICA

Por: R$ 40,00

Comprar

Sinopse

A EDITORA CONTRACORRENTE tem a honra de anunciar a publicação do livro Sem medo do futuro, do professor, escritor, militante do MTST e político Guilherme Boulos.

Com sua retórica inconfundível – direta e acessível –, Boulos entrega nesta obra (composto por cinco ensaios) uma análise aguda e lúcida do Brasil de hoje, que sofre o desmonte de suas recentes conquistas sociais.

Apoiando-se em dados concretos e diversas referências, mas sem cair nas armadilhas do academicismo, Boulos procura também relacionar os problemas econômicos, políticos e ambientas contemporâneos do país com o nosso passado, marcado por injustiças e inversões de todo tipo, sempre em benefício de uma pequena elite.
Mas o livro não se limita a esse contundente diagnóstico. Boulos aponta também para o futuro, ao apresentar uma série de ações concretas e propostas para que o país retome a esperança e saia do pântano em que se chafurdou (ou foi chafurdado).

É, aliás, nesse aspecto – o futuro – que se concentra o prefácio do livro, assinado pela deputada Luiza Erundina, companheira de luta de Boulos: “plantamos sementes e mostramos que era possível. Agora, precisamos seguir em frente para uma bela colheita de primavera, em São Paulo e no Brasil. O caminho para isso é esperançar. Esse verbo foi cunhado pelo mestre centenário Paulo Freire. Ele dizia que a nossa esperança não pode vir do verbo esperar. Temos que sonhar e lutar por nossos sonhos. Temos que esperançar, não simplesmente para uma eleição, mas para uma geração e pelas próximas que virão. A história somos nós que fazemos”.

Merece ainda especial destaque neste livro o esforço de Boulos para dar voz ao povo, diversas Marias e Joãos, trabalhadoras e trabalhadores desassistidos pelo Estado que encontram forças para seguir em frente a partir das diversas experiências coletivas nas ocupações do MTST. Para o autor, “as histórias de vida do povo mais sofrido deste país são ensinamentos em carne viva sobre estratégias de sobrevivência, valores comunitários e muita coragem”.


Informações

ISBN: 9786553960060

Acabamento: Capa comum

Edição: 1

Publicação: 2022

Número de Paginas: 0160