Livraria Leonardo da Vinci

Busca detalhada

Quem somos

A Leonardo da Vinci é uma livraria independente localizada no centro do Rio de Janeiro.

Fundada em 1952 pelos livreiros Andrei Duchiade e Vanna Piraccini e administrada a partir de 1996 pela livreira Milena Duchiade, filha dos fundadores, desde março de 2016 está sob a gestão do livreiro Daniel Louzada.

Inicialmente, a Da Vinci funcionou no edifício Delamare, na avenida Presidente Vargas. Em 1956, mudou-se para o endereço onde está até hoje, o subsolo do edifício Marquês do Herval, obra modernista dos irmãos Roberto na avenida Rio Branco, coração comercial e cultural do centro do Rio.

Considerada por décadas como a melhor livraria da cidade, a Leonardo da Vinci ganhou sua merecida fama em razão da italiana Vanna Piraccini ou, melhor dizendo, dona Vanna.

Dona Vanna foi uma livreira à moda clássica. Conhecendo pessoalmente seus clientes, formou uma geração de intelectuais. O nome escolhido por dona Vanna traduziu o que ela esperava que a livraria representasse: uma proposta de renascimento do homem e do saber.

Plural, a Da Vinci sempre abrigou todas as tendências de pensamento e atravessou períodos difíceis por isso, sobretudo quando sofreu uma série de perseguições pela ditadura civil-militar que culminaram em um suspeito incêndio em 1973.

Ao longo de sua história, a livraria foi homenageada por alguns de seus célebres clientes, como o poeta Carlos Drummond de Andrade que incluiu poema sobre a Da Vinci em As impurezas do branco, de 1973. Antônio Cícero também dedicou à Vanna Piraccini o poema A cidade e os livros, de seu livro homônimo.

O diferencial da Leonardo da Vinci é a profundidade de seu acervo em suas áreas de especialização (ciências humanas, literatura, artes e obras de interesse geral), a contínua atenção às novas tendências, a seleção apurada de sua oferta. Esse resultado é obtido graças à presença das figuras centrais de uma livraria, os livreiros.

Outro ponto de destaque da Leonardo da Vinci é sua agenda de eventos. Com mais de 150 eventos por ano, entre sessões de autógrafos, palestras, debates, cursos e oficinas, a Da Vinci é um dos principais pólos de eventos culturais no Rio de Janeiro.

Seleção, atendimento, serviços e experiências pessoais é o que buscamos oferecer aos nossos clientes; uma livraria independente feita por quem ama livros para quem ama ler.

Em nosso site você poderá acompanhar tudo o que acontece na Da Vinci. Mas isso não dispensa uma visita a nossa loja: esperamos você.